O que você precisa saber sobre a Televisa

28 junho 2014

Ao contrário do que muitos pensam, a Televisa não é uma emissora de TV, e sim o maior conglomerado de mídia da América Hispânica e a 6ª maior do mundo, segundo pesquisas, sendo superada apenas pela  ABC (American Broadcasting Company), a Brasileira Rede Globo, CBS (Columbia Broadcasting System), NBC (National Broadcasting Company) e a britânica BBC (British Broadcasting Corporation).

A televisa (ou Grupo Televisa), ganhou popularidade no mundo inteiro por ser pioneira na exportação de suas telenovelas. A empresa produz atualmente cerca de 16 novelas anualmente. Mais que sua concorrente mais próxima a TV Azteca.

O grupo Televisa é proprietária de quatro canais, sendo que dois em rede nacional, uma semi-rede e outro canal local. Os canais são: Canal de Las Estrellas (Nacional),  FOROtv (Local), Canal 5 (Nacional) e Galavisión (Semi-Nacional).

 


-O Canal de las Estrellas é o principal canal da Televisa. Ele transmite programação em geral, como esportes, noticiários, novelas, séries e outros. É neste canal que é feita a transmissão original das principais telenovelas e séries produzidas pela Televisa.




-A FOROtv é um canal da Televisa que só é transmitido na Cidade do México. Ele transmite somente notícias.






-O Canal 5 é o canal que transmite para todo o México programas para jovens e series e filmes americanos.







-O Galavisión é um canal versátil onde se pode encontrar uma alternativa de entretenimento, como telenovelas, esportes, séries e eventos especiais, como campeonatos de luta livre, entre outros.

No dia 25 de abril de 2008, a Televisa termina o acordo com o SBT para co-produção de novelas com texto mexicano no Brasil, meses depois, inicia a com a Rede Record. Em co-produção com a Record, a Televisa produz as novelas Bela, a Feia e a versão brasileira de Rebelde. Porém, mesmo após o fim do contrato, o SBT continua adaptando textos mexicanos, como Corações Feridos e exibindo tramas da Televisa. Em 2012, após desentendimentos com a alta cúpula da Rede Record, os executivos da Televisa resolveram, ao ver os baixos índices de audiência da segunda temporada da versão brasileira da novela Rebelde, adotar uma nova parceria com aquela emissora que sempre foi amiga da rede mexicana, o SBT,que a partir daí deu início ao remake da nova versão de Carrossel  e em seguida Chiquititas.